Vantagens

Vantagens relativas ao processo da armazenagem:

            O processo de armazenagem é vantajoso, quando os custos logísticos gerais são reduzidos. A  manutenção de estoques gera a necessidade da armazenagem e do manuseio de materiais. As empresas usam estoques para melhorar a coordenação entre oferta e procura, para reduzir os custos de transporte e de produção, para auxiliar a produção e para ajudar no processo de marketing, dessa forma quando colocamos um armazém em um sistema logístico reduz o custo geral de transportes  em um valor maior que o investimento necessário e o custo operacional, o custo total será reduzido. Quando for obtido reduções no custo total, o armazém é economicamente justificável.
Entre as principais vantagens relativas estão: Consolidação de cargas, Cross Docking e Break Bulk.

          A Consolidação de cargas é uma vantagem econômica intrínseca da armazenagem. Suas vantagens são a redução do custo de transportes usando-se a capacidade do armazém para agrupar cargas. O almoxarifado deve receber, consolidar e expedir produtos de diversos fornecedores, com o propósito de atender a diversos clientes. A grande vantagem econômica se reflete em negociar bem os valores dos fretes, agilizando o processo de entregas e diminuindo o possível congestionamento nas docas de recebimento e expedição. As docas são elementos fundamentais dos portos e CDS, sendo cada uma destinada a determinada linha de navegação ou a setores específicos. Outra vantagem importante é a possibilidade de consolidação das cargas movimentadas do fornecedor ao almoxarifado e do almoxarifado aos clientes. O armazém permite que tanto a movimentação de entrada a partir da origem quanto a movimentação de saída para o destino sejam consolidadas em um embarque maior, o que geralmente resulta em tarifas de transportes mais baixas por unidade e, na maioria das vezes, em entrega mais rápida.
A consolidação de cargas pode ser alcançada de quatro maneiras: consolidação do estoque, do veículo, do armazém e temporal.
-                    Consolidação do estoque: é criado um estoque dos produtos a partir do qual a demanda é atendida. Isto permite embarques maiores e até cargas completas de veículos.
-                    Consolidação do veículo: quando as coletas e as entregas envolvem quantidades incompletas de veículo, mais de uma coleta ou entrega é colocada no mesmo veículo de modo a alcançar um transporte mais eficiente.
-                    Consolidação do armazém: a razão fundamental para armazenar é permitir o transporte de
tamanhos grandes de embarque sobre distâncias longas e o transporte de tamanhos pequenos de embarque sobre distâncias curtas. Um armazém usado para operações de desmembramento de volumes, tipo break bulk ou cross docking, são exemplos.
-                    Consolidação temporal: neste caso, os pedidos dos clientes são atrasados de modo que embarques maiores possam ser feitos, em vez de vários embarques pequenos. Economias no transporte também podem ser obtidas por meio da roteirização melhorada dos embarques.

          As operações de break bulk ( atacado ) e cross docking ( varejo) são consideradas similares às operações de consolidação. A operação break bulk é diferenciada por receber do fabricante quantidades para atender a diversos clientes, todavia, é importante lembrar que essas quantidades são separadas e enviadas a clientes individualizados. Já as operações de croos docking são similares a anterior, exceto pelo fato de envolver diversos fabricantes. A principal vantagem apresentada no sistema cross docking decorre de movimentar somente cargas completas, e não cargas fracionadas, reduzindo significativamente os custos do processo de suprimento e distribuição.   O objetivo do meesmo é combinar estoques de diversas origens em um sortimento pré-especificado para determinado cliente. Os varejistas fazem uso extensivo das operações de cross docking  para reabastecer estoques de alta rotatividade. O mesmo requer a entrega com extrema pontualidade por parte de cada fabricante. A medida que os produtos são recebidos e descarregados no armazém, eles são separados por destino. Cross docking  é um termo de origem anglófona que designa de um processo utilizado na distribuição de produtos  com elevados índices de giro e de perecibilidade, em que estes não são estocados, apenas cruzam o armazém indo direto aos pontos de venda sem passar pelo processo de estocagem, também é conhecido por sistema de distribuição (flow through).
 As vantagens do Cross docking são: Redução de Tempo, redução de custos, redução de área física necessária no centro de distribuição, redução da falta de estoque nos clientes, redução do número de estoque em toda a cadeia de abastecimento, redução da complexidade das entregas no cliente,  aumento da disponibilidade do produto, suaviza o fluxo de mercadorias, redução do nível de estoque, torna-se acessível os dados sobre o produto.
Existem três formas de cross docking:
·                     Feito à palete completa - não sobrecarrega nem produtores ou fornecedores nem distribuidores ou cliente.
·                     Feito à palete mista - sobrecarrega principalmente distribuidores ou clientes, visto que à serviço de picking por parte da loja (se esta possuir centro de distribuição é lá que deve ser feito).
·                     Feito à palete pré-sortida - sobrecarrega os produtores ou fornecedores pelo fato destes necessitarem enviarem as paletes (caso seja paletização, mas também podem ser caixas ou outros) para o centro de distribuição do distribuidor ou cliente já pré-sortidas, segundo a necessidade de cada ponto de venda.

27 comentários:

  1. Na abordagem feita com relação as vantagens relativas ao processo de armazenagem, pode-se concluir que os resultados da otimização do armazenamento serão:

    - Máxima utilização do espaço/Redução de custos;
    - Efetiva utilização dos recursos disponíveis;
    - Pronto acesso a todos os itens (seletividade);
    - Máxima proteção aos itens estocados;
    - Boa organização;
    - Satisfação das necessidades dos clientes.

    Karine Monteiro dos Santos Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Comentando as vantagens da Armazenagem :

    *Consolidação de cargas: O armazém recebe produtos de varias fábricas consolida e envia a um cliente específico em uma só entrega, diminuição dos custos da entrega.

    *BREAK BULK:A operação break bulk é diferenciada por receber do fabricante quantidades para atender a diversos clientes, todavia, é importante lembrar que essas quantidades são separadas e enviadas a clientes individualizados.

    * CROSS DOCK: Cargas Completas que tornam mais eficientes o uso da área de carregamento e das plataformas e reduz o custo do transporte.

    Leila Sousa dos Reis

    ResponderExcluir
  3. A armazenagem é importante nos casos de quando o processo não é just in time, para armazenar produtos semi-acabados aguardando peças que faltam, por exemplo e para armazenar produtos sazonais na baixa temporada.

    ResponderExcluir
  4. As vantagens que foram apresentadas quando são efetuadas de forma racional poderão trazer muitos benéficos, resumidamente: as reduções de custo.

    Breno Santos Souza

    ResponderExcluir
  5. As vantagens de uma boa armazenagem são inúmeras começando pela redução de custos, um bom uso do espaço e aumento da eficiência quanto ao armazenamento dos produtos, ou seja, onde há uma boa armazenagem há uma melhor agilidade nos processos de armazenamento.

    ResponderExcluir
  6. Como podemos observar, quando efetivamente as operações logísticas de armazenagem são bem planejadas, elas geram benefícios nos quais se traduzem diretamente em reduções de custos, abordando assim uma boa consolidação de cargas, Cross Docking (varejo) e Break Bulk (atacado). É a partir desse pressuposto que leva-se como principal aspecto a vantagem econômica.

    DAYANE MACHADO DE MENEZES

    ResponderExcluir
  7. O armazenagem é um aspeito que tem muita relevância e que há de estudar as empresas porque ai se pode arranjar uma vantagem competitiva respeito à concorrência. Cada milimetro do armazém , o tempo, seguridade, qualidade... é uma combinação de diversos fatores que podem significar a liderança no mercado. Minimizar custos e cliente feliz é um bom caminho para o sucesso.

    ResponderExcluir
  8. A armazenagem tem a redução dos custos econômicos como seu principal benefício. Entre as principais vantagens estão:
    A consolidação de cargas: mercadorias de diversos fornecedores são enviados a um armazém, no qual a carga é consolidada e enviada a um único cliente.
    Break bulk: as mercadorias de um fornecedor são enviadas para o armazém, são logo separadas e encaminhadas para seus destinos.
    Cross dock: mercadorias de diversas origens são enviadas para o armazém, são separadas e enviadas para seus destinos.

    ResponderExcluir
  9. As vantagens da armazenagem são inúmeras quando a mesma é efetuada de forma correta, dentre elas estão a redução de custo, melhor produtividade,aumento de controle através de maior e melhores informações ;e melhor nível de serviço.

    ResponderExcluir
  10. O processo de armazenagem proporciona diversas vantagens para a empresa que utiliza todos os meios disponíveis de forma adequada e inteligente. A Consolidação de cargas, o Cross Docking e o Break Bulk são exemplos de vantagens da armazenagem, pois reduz tempo, custos, número de estoque em toda a cadeia de abastecimento, aumenta a disponibilidade do produto, suaviza o fluxo de mercadorias, reduz o nível de estoque, entre outras. Uma gestão de estoque eficiente traz resultados positivos para a organização.

    ResponderExcluir
  11. Colocando em prática os princípios de armazenagem, percebemos as inúmeras vantagens que o processo de armazenagem podem trazer para uma empresa, mas é claro que ele também dará custos. Mas, partindo do ponto de vista, que é muito mais viável se estocar quantidades necessárias para suprir as demandas, do que gastar tempo com pedidos de urgência, trasporte e ainda o risco da mercadoria não chegar em condições perfeitas e no tempo correto. É notável que é muito mais vantajoso ter esse produto estocado.

    ResponderExcluir
  12. a varias tipos de vantagens uma delas são Redução de risco de acidente e consequente aumento da segurança, Satisfação e aumento da motivação dos trabalhadores eIncremento na produção e maior utilização da tecnologia ,Versatilidade perante novas condições entre outro. claro que todas essas vantagens a um pequeno custo.


    JULIANA MOREIRA DOS SANTOS KOCH

    ResponderExcluir
  13. A armazenagem quando efetuada de uma forma racional poderá trazer inúmeros benefícios, os quais se traduzem diretamente em reduções de custos.
    Redução de risco de acidente e consequente aumento da segurança
    Satisfação e aumento da motivação dos trabalhadores
    Incremento na produção e maior utilização da tecnologia
    Melhor aproveitamento do espaço
    Redução dos custos de movimentações bem como das existências
    Facilidade na fiscalização do processo e consequente diminuição de erros
    Redução de perdas e inutilidades
    Versatilidade perante novas condições.

    ResponderExcluir
  14. existem vários tipos de armazenagem quando efetuada trazem inúmeros benefícios, como a redução de risco de acidente e consequente aumento da segurança, reduz custos de movimentações bem como das existências, com isso facilita a fiscalização do processo e consequente diminui erros.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A armazenagem quando realizada de maneira correta, assim, reduzindo custos e evitando acidentes de trabalho, bom uso do espaço, qualidade,organização, satisfação dos clientes, etc.

    jacqueline porto

    ResponderExcluir
  17. A Consolidação de cargas, o Cross Docking e o Break Bulk são exemplos de vantagens da armazenagem, pois reduz tempo, custos, número de estoque em toda a cadeia de abastecimento, aumenta a disponibilidade do produto, suaviza o fluxo de mercadorias, reduz o nível de estoque, entre outras. Uma gestão de estoque eficiente traz resultados positivos para a organização.

    Yves Luan GUimaraes Sa

    ResponderExcluir
  18. O armazenamento quando bem planejado, geram muitos beneficios, começando pela diminuição de custo, um bom uso do espaço cresce a eficiencia do armazenamento dos produtos, tem uma mulhor produtividade.Os principais exemplos são a consolidação de cargas, o cross docking e o break bulk.

    Kleybson da Graça Feitosa

    ResponderExcluir
  19. Geração de beneficios acontece sempre quando há um bom planejamento do armazenamento, desde a redução dos custos logisticos, redução dos custos com o frete na entrega de mercadorias, fazendo um bom uso do espaço. Duas ferramentas que são dois grandes beneficios são as operações de break bulk ( atacado ) e cross docking ( varejo)que são consideradas similares às operações de consolidação. Todas essas operações visam possibilitar uma redução de custos, podendo movimentar somente cargas completas e nao fracionadas, fazendo com isso uma redução de Tempo, de custos,da área física no centro de distribuição, redução da falta de estoque nos clientes, do número de estoque em toda a cadeia de abastecimento, redução da complexidade das entregas, aumento da disponibilidade do produto, suaviza o fluxo de mercadorias, redução do nível de estoque, tornando-se acessível os dados sobre o produto.

    ResponderExcluir
  20. A MANEIRA MAIS INTELIGENTE DE ALCANÇAR A CONSOLIDAÇÃO É ATRAVÉS DA MONTAGEM DE UMA REDE, ENVOLVENDO CROSS-DOCKING, ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO DE VEÍCULOS DE GRANDE PORTE E PEQUENO PORTE,PARA A COLETA E ENTREGA, TORNANDO POSSÍVEL A CONSOLIDAÇÃO SEM PREJUDICAR A QUALIDADE DE SERVIÇOS MEDIDA POR SUA CONSISTÊNCIA E PRAZO DE ENTREGA.

    ResponderExcluir
  21. A armazenagem quando efetuada de uma forma racional poderá trazer inúmeros beneficios, na redução de risco de acidentes, satisfação e aumento da motivação dos trabalhadore, melhor aproveitamento do espaço, redução de custos, facilidade na fiscalização do processo, redução de perdas e versatilidade em novas condições.

    Raphael Cassio de H. Gonçalves

    ResponderExcluir
  22. Como requisito básico em armazenagem, não podemos deixar de citar que o sucesso desta atividade depende também muito da agilidade da etapa recebimento e expedição dos produtos, onde o sistema rápido de transferência de carga visando imobilizar o menor tempo possível os meios de transporte, é fator decisivo para o sucesso do processo.

    ResponderExcluir
  23. Segundo site wikipédia...A armazenagem quando efetuada de uma forma racional poderá trazer inúmeros benefícios, os quais se traduzem diretamente em reduções de custos. Se não vejamos (Casadevante, 1974, p. 28):
    Redução de risco de acidente e consequente aumento da segurança;
    Satisfação e aumento da motivação dos trabalhadores;
    Incremento na produção e maior utilização da tecnologia;
    Melhor aproveitamento do espaço;
    Redução dos custos de movimentações bem como das existências;
    Facilidade na fiscalização do processo e consequente diminuição de erros;
    Redução de perdas e inutilidades;
    Versatilidade perante novas condições

    ResponderExcluir
  24. O processo de armazenagem propicia inúmeras vantagens econômicas, por exemplo:

    * Economias advindas de operações de consolidação e desmembramento;
    * Economias de transporte;
    * Economias de produção (lotes econômicos);
    * Descontos nas quantidades adquiridas e nas taxas de transporte;
    * Economias devidas a redução dos níveis de risco e de estoque, por adiamento (postponement) das operações de finalização do produto.


    SAMUEL FEITOSA SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completando a resposta do colega, essas vantagens também podem ser nos serviços, como por exemplo a cobertura de tempo das diferenças de tempo e espaço entre produtores e consumidores, a possibilidade de atender as oscilações no mercado (sazonalidade, competição...) e dar suporte a políticas de serviços, como entregas urgentes (24hs, 48hs) etc.

      MARCOS PAULO DOS SANTOS OLIVEIRA

      Excluir
  25. Como já é de conhecimento de todos a logística existe desde os primórdios da humanidade e tem se aprimorado com o desenvolvimento do próprio homem. Adquiriu status nas empresas e atualmente é uma atividade estratégica. Portanto, aprimorar todas as interfaces da logística e todas as atividades do próprio processo logístico, proporciona diversas vantagens competitivas.

    ResponderExcluir
  26. Ficou claro e bem exposto pelos colegas que à armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado

    ResponderExcluir