quarta-feira, 28 de março de 2012

Logística da Armazenagem


Definição de Armazenagem - Gerenciar eficazmente o espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado a disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas rápida e facilmente, com técnicas compatíveis as respectivas características, preservando a sua integridade física e entregando-a a quem de direito no momento aprazado.


A logística da armazenagem abrange as atividades de planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento do processo de mantimento/abrigo de materiais, estocando estes em condições adequadas para uso e realizando sua distribuição dentro do prazo solicitado.
 
O uso do armazém objetiva:
Ø  A maximização do uso dos espaços, aumentando a área estática através do uso de páletes, permitindo o armazenamento de um número maior de produtos;
Ø  Acesso rápido aos itens armazenados, através do uso de endereço, evitando o gasto de tempo durante a sua busca;
Ø  Proteção e conservação dos materiais, de acordo com as suas propriedades e especificações.


O uso de armazéns possibilita a redução de custos com transportes, através da consolidação de cargas; aproxima a empresa de seus clientes e fornecedores; agiliza a entrega dos produtos; e compensa as defasagens ocorridas na produção. Entretanto, o capital se torna imobilizado, uma vez que a mercadoria passa muito tempo parada, além de aumentar o risco de envelhecimento do produto, necessitando assim de um maior controle e gerenciamento da armazenagem. Os custos com a movimentação também aumentam, devido a alta rotatividade dos produtos, visando atender a demanda.

47 comentários:

  1. Diante do contexto acima ficou clara a definição da Armazenagem na Logística, a qual engloba além das atividades citadas acima o
    recebimento de materiais, descarga, carregamento, unitização/paletização,
    arrumação,inspeção, separação, conservação de matérias-primas/produtos acabados e semi-acabados.
    A importância da Armazenagem na Logística é dispor soluções para os problemas de estocagem de materiais, assim como otimizar a integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição, desempenhando um papel primordial no processo logístico da empresa.

    Karine Monteiro dos Santos Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente,podemos observar a definição da Armazenagem na qual explica que é a administração do espaço que se dispõe para manter os estoques,necessitando de planejamento.
    A amarzenagem dispõe dos mais modernos equipamentos para agilizar o processo de carga, descarga, recebimentos de materiais, e passagem de produtos.
    O objetivo da armazenagem na logistica é miminimizar os custos dos transportes,aumentar a satisfação do cliente e agilizar as entregas das mercadorias.

    Leila Sousa dos Reis

    ResponderExcluir
  3. Como podemos vê acima armazenagem se diz respeito a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados dentro da fabrica ou em locais definidos para essa função.
    A importância da armazenagem é que dessa maneira se leva a solução de problemas de estocagem de materiais ,e assim possibilitando uma melhor integração entre eles.

    ResponderExcluir
  4. Como podemos vê acima armazenagem se diz respeito a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados dentro da fabrica ou em locais definidos para essa função.
    A importância da armazenagem é que dessa maneira se leva a solução de problemas de estocagem de materiais ,e assim possibilitando uma melhor integração entre eles.

    Débora Dayane Menezes Melo

    ResponderExcluir
  5. Um detalhe importante para a armazenagem é a integridade física dos materiais. No recebimento do produto é necessário verificar se as especificações da compra foram atendidas com êxito. Da mesma forma, ele deverá ser expedido. O cuidado com o local da armazenagem é fundamental, existem produtos que precisam de condições físicas específicas, como a temperatura, iluminação, entre outros.

    ResponderExcluir
  6. A armazenagem deve ter por objetivo, a integridade física do material, não permitindo que o material transportado sofra nenhuma modificação em suas especificações, além de ter uma localização e acesso facilmente encontrados, não atrapalhando o decorrer do processo. Ressalta-se que o primeiro objetivo tem uma 'parceria' (interface) com o marketing e o segundo com a produção.

    ResponderExcluir
  7. Em virtude dos fatos mencionados acima, vale ressaltar a importância da armazenagem na logística,sendo que a mesma oferece redução de custos para a empresa e aumenta a satisfação dos cliente dentre outros benefícios.
    Devem ser consideradas algumas questões relativas ao máximo uso do espaço,efetiva utilização de mão de obra e equipamentos,registro das operações,boa organização e a máxima proteção dos itens armazenados.

    VANESSA BARROS DE SOUZA ANDRADE.

    ResponderExcluir
  8. Para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial efetiva, é necessário um princípio importante para compreender como criar ou agregar valor para os clientes. Especialmente, quando esse valor é agregado através de posicionamentos competitivos que são selecionados para determinada estratégia.
    A realidade atual dos centros logísticos prega a redução de custos e a criação de um sistema racional de armazenagem de matérias-primas e insumos e uma maior flexibilidade e velocidade na operação, para atender às exigências e flutuações do mercado. A armazenagem surge como uma das funções que agrega um estimado valor ao sistema logístico, pois a mesma apresenta soluções para os problemas de estocagem de materiais e melhorando a integração entre os componentes.



    Fernanda Katy Ribeiro Costa

    ResponderExcluir
  9. De acordo com o texto acima a logística da armazenagem é parte do processo logístico, onde é caracterizada pela eficácia da armazenagem, resguardando a integridade física do material para que não ocorra avarias como também proporcionando fácil localização/acesso.

    Farailde

    ResponderExcluir
  10. O Tema abordado no blog: Conhecimentos da armazenagem, é de fato muito importante. Os assuntos inclusos na introdução e objetivos explica de forma pratica, alguns quesitos importantes para o bom desenvolvimento da armazenagem. Deixo uma observação a mais em relação ao assunto: O principal objetivo do armazenamento é utilizar o espaço nas três dimensões de maneira mais eficiente possível. É necessário um projeto que flexibilize a armazenagem, mantendo a integridade da carga. Mas alguns cuidados devem ser analisados como: determinação do local, definição adequada do layout, definir uma politica de preservação, está o ambiente arrumado, limpo e em ordem e ter uma segurança patrimonial.

    Breno Santos Souza

    ResponderExcluir
  11. Podemos observar na explanação acima o quanto o estudo da armazenagem na logística é importante para o armazenamento dos produtos de forma adequada. É importante ressaltar que o objetivo do estudo da armazenagem é buscar maneiras e métodos de melhor utilização do espaço físico, onde propocione agilidade na busca desses produtos e também na armazenagem e haja proteção desses materiais de acordo com cada produtos e especificações.

    ResponderExcluir
  12. Completanto a definição de armazenagem do nosso colega, a gestão do espaço é necessário para manter os estoques e sua localização, dimensionamento da área e do arranjo físico, os equipamentos para movimentação, estruturas do armazenamento e sistemas informatizados para auxiliar na operação. A armazenagem é complexa no sistema logístico, e de grande importancia na velocidade da operação e flexivel para atender às exigências do mercado essa disposição são as partes de um todo coordenadas entre si devendo funcionar como estrutura organizada, eis ai sua complexidade.

    ResponderExcluir
  13. Efetivamente cada espaço dentro de um armazém supõe um custo e o alvo da logística é minimizar esse custo,a competitividade baseia-se em minimizarmos. Alem de influenciar financeiramente, o faz também na área de atenção ao cliente. A entrega da mercadoria em ótimas condições e de forma rápida significa um cliente satisfeito e como resultado tendo um negócio exitoso. Um bom exemplo é IKEA, multinacional de móveis cujo êxito foi uma logística ótima de armazenagem.

    Hector Carreras.

    ResponderExcluir
  14. Uma grande parte do estudo da administração é a utilização dos espaços da melhor forma possível e a paletização trabalha justamente nesse aspecto, pois trabalhar com cargas sobre paletes ajuda na construção de um melhor layout da empresa, assim como redução de custos, diminuição das operações de movimentação entre tantas outras viabilidades.

    Ivo José

    ResponderExcluir
  15. O Assunto abordado acima Conhecimentos da armazenagem facilita nas condições de trabalho, entre os materiais armazenados e as paredes do prédio deve existir uma distância, suficiente para facilitar a passagem do pessoal de combate a incêndios e primeiros socorros, ressaltar também que é indispensável conhecer o peso, o volume e a forma, além das características epecificas dos materiais, é indispensável para a eficacia no processo de armazenagem.

    Hicaro Luan

    ResponderExcluir
  16. Diante do que foi exposto, é de clara percepção que a armazenagem tornou-se uma estratégia que contribui para melhorar a eficiência da produção e da distribuição de materiais, além de outros benefícios supracitados. E que um processo de armazenagem bem planejado e eficiente, pode reduzir os problemas de estocagem e consequentemente o aumentar o nível de qualidade dos serviços prestados para os clientes. Enfim, é um método que garante a integridade e flexibilidade dos materiais a serem utilizados.

    DAYANE MACHADO DE MENEZES

    ResponderExcluir
  17. A armazenagem é composta por um conjunto de funções,recepção de materiais,descarga, carregamento, arrumação e conservação dos produtos acabados ou semi-acabados.Além de necessitar de um excelente planejamento estratégico,sendo de suma importância para a redução de custos e aumentar o nível de qualidade nos seus serviços, garantindo um entrega rápida e segura.

    ResponderExcluir
  18. A armazenagem surge como uma das funções que agrega um estimado valor ao sistema logístico, pois apresenta soluções para os problemas de estocagem de materiais e melhora a integração entre os componentes. As operações de armazenagem têm como objetivo o recebimento, estocagem, separação e expedição de materiais para apoiar o sistema de movimentação física, sem distinção entre os tipos de instalações de estocagem, conteúdo dos materiais ou procedimentos da administração do inventário. A importância da Armazenagem na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição.

    QUEILA MARTES

    ResponderExcluir
  19. Como podemos ver, a armazenagem é constituída por um conjunto de funções. Ela é de grande importância para as empresas, pois traz vários benefícios como a diminuição dos custos. Quando feita de forma racional melhora o aproveitamento do espaço, aumenta a facilidade para fiscalização do processo e ainda diminui os erros, e reduz o risco de acidentes. Mas, para se obter esses benefícios também é necessário se utilizar de serviços administrativos, pois as mercadorias armazenadas existem prazo de validade. Os armazéns com grande porte, é preciso maquinas com tecnologia, o que se exige grandes investimentos em maquinas altamente qualificadas, como também se exige funcionários treinados pra que assim evite acidentes na fábrica. A importância da "Armazenagem" na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais. O planejamento desta associação deve ser realizado segundo as variáveis estratégica, através de estudos de localização aspecto técnico, através de estudos de gerenciamento e planejamento operacional, através de estudos de equipamentos de movimentação, armazenagem e layout.

    DARIANY FREITAS

    ResponderExcluir
  20. O tema abordado acima nos faz refletir que garantir a integridade do produtos ou materiais,ou seja, manter a sua especificação, é de suma importância para a empresa. A armazenagem é uma das principais funções que se agrega ao sistema logístico, sejam elas para cargas manuais ou paletizadas operadas por empilhadeiras ou qualquer outro equipamento de movimentação.
    Qualquer que seja a forma, irá proporcionar a empresa soluções para seus problemas de estocagem de materiais, possibilitando melhor integração entre as cadeias de suprimento para produção e distribuição de produtos ou materiais. A armazenagem feita de maneira correta oferece muitos benefícios para a organização.
    Além da redução dos custos evita a perda de tempo, assim proporcionando a satisfação aos clientes.

    Maria Tatiane

    ResponderExcluir
  21. A armazenagem traz inúmeros benefícios para as organizações, como redução de custo, flexibilidade, velocidade de entrega em diversos pontos, coso o armazém esteja localizado em um lugar estratégico.Dessa forma a centralização do armazém é benéfica para o fornecedor, empresa e consumidor.


    Fernanda Katy Ribeiro Costa

    ResponderExcluir
  22. O objetivo da armazenagem é estocar mercadorias da maneira mais eficiente possível, o uso do espaço utilizado para o armazenamento é chamado de "administração do espaço". A importância da armazenagem na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias desuprimento, produção e distribuição. Porém, um dos cuidados que é preciso ter com a armazenagem é com a quantidade de estoque gerado, estoque é custo e seu excesso pode gerar prejuízo para empresa.

    ResponderExcluir
  23. Percebe-se que o Processo de Armazenagem é algo que infelizmente, ainda não levado tão a sério quanto deveria por algumas empresas e principalmente as de pequeno porte. Partindo do pondo da definição de Armazenagem é fácil notar que esse é um processo importantíssimo para o gerenciamento de mercadorias, pois exige principalmente um local adequado e de acordo com as especificações dos produtos, evitando futuras perdas desnecessárias de matérias.

    ResponderExcluir
  24. A armazenagem traz varios beneficios para empresa como Redução de perdas,Redução dos custos de movimentações e o melhor aproveitamento do espaço. esse processo é importantissimo mesmo não sendo muito utilizados por empresas de pequenos portes por ter um pequeno custo. A armazenagem intervem em varios fatores desde o materia até o trafego dessse produto.

    JULIANA MOREIRA DOS SANTOS KOCH

    ResponderExcluir
  25. A armazenagem é a guarda temporária de produtos para posterior distribuição. Os estoques são necessários para o equilíbrio entre a demanda e a oferta. No entanto, as empresas visam manter níveis de estoques baixos, pois estes geram custos elevados: custos de pedir custos administrativos associados ao processo de aquisição das mercadorias, custos de manutenção referentes a instalações, mão de obra e equipamentos, custo de oportunidade associado ao emprego do capital em estoque.

    ResponderExcluir
  26. Como é possível apreender, a armazenagem e o manuseio de produtos são chaves importantes de produtividade e competitividade para a logística, isto porque, a quantidade elevada de mão-de-obra necessária ao manuseio aumenta os custos e a recente migração para equipamentos de automação deve ser feita de forma cautelosa e muito bem planejada pelo administrador, tendo em vista que a adoção destes processos podem gerar insegurança, insatisfação e desemprego. Outro fator de grande relevância no armazenamento de produtos é a gestão eficiente dos fluxos de entrada e saída com a finalidade de evitar as perdas, avarias, extravios e promover as rastreabilidade dos produtos.

    ResponderExcluir
  27. Os Sistemas de Armazenagem devem ser considerados como a perfeita disposição das partes de um todo, coordenadas entre si e que devem
    funcionar como estrutura organizada, para que se obtenha diferenciação nos serviços prestados aos clientes.
    O planejamento desta integração deve ser efetuado segundo fatores, Estratégicos, que são os estudos de localização dos produtos; Técnicos que são estudos de gerenciamento dos fluxos; e Operacional que são os estudos de equipamentos de movimentação,
    armazenagem e layout.

    ResponderExcluir
  28. Um dos cuidados que é preciso ter com a armazenagem é com a quantidade de estoque gerado, estoque é custo e seu excesso pode gerar prejuízo para empresa.O importante para a armazenagem é a integridade física dos materiais. No recebimento do produto é necessário verificar se as especificações da compra foram atendidas com êxito. Da mesma forma, ele deverá ser expedido.

    Yves Luan Guimaraes Sa

    ResponderExcluir
  29. A armazenagem faz parte do processo logístico.
    Objetivos que caracterizam a eficácia da armazenagem:
    1º grande desafio: Integridade física dos materiais, só pode-se dizer que está armazenado se devolveu do mesmo jeito que recebeu. Não pode comprometer a integridade física do material.
    Enquanto estiver armazenado tem que especificar o material. O processo de material mal armazenado pode ocasionar avaria.
    Tem que devolver o material exatamente como recebeu.
    2º Objetivo: Localização, poder acessá-lo da maneira mais rápida possível, saber onde encontra-se cada material armazenado; ou seja, quem armazena precisa saber o local onde o material está armazenado, garantir entendimento de onde o produto/mercadoria , está armazenado.
    3º Outro objetivo importante é o acesso.

    JACQUELINE PORTO RODRIGUES

    ResponderExcluir
  30. Como podemos notar, a importância da amarzenagem dentro da logistica é grande. É preciso de um bom planejamento pois necessita ter um local de fácil acesso, boas condições de estocagem edequadas para o uso. E tem como objetivo o aumento de espaços, acesso rapido ao item armazenado, proteção e conservação de materiais. Portanto a armazenagem participa em varios fatores desde o materia até o trafego dessse produto.

    ResponderExcluir
  31. Os armazéns possibilitam redução de custos com meios de transportes, aproxima ambos; entre outros fatores que visam a agilidade nos processos. planejando o tamanho do estoque visamos a redução de custos visto que quanto maior o estoque maiores serão os custos. a principal ferramenta utilizada na armezagem é o pallet.

    Gianlucas de Souza Santos

    ResponderExcluir
  32. O interessante na armazenagem é que alem de poder arrumar as mercadorias para que haja um controle e uma facilidade nas informações dos produtos, ela visa que a entrega desse produto seja feito no prazo estabelecido e visa também que a mercadoria seja entregue em perfeitas condições. O sentido de se planejar a armazenagem das mercadorias, possibilita a empresa uma redução de custos com transportes, aproxima a empresa de seus clientes e fornecedores; agiliza a entrega dos produtos; O capital passa a se encontrar no imobilizado, uma vez que a mercadoria passa um periodo de tempo parada, aumentando dessa forma o risco dos produtos ficarem velhos gerando com isso um prejuizo para a empresa. Por isso deve-se ter um planejamento bem feito da armazenagem desses materias para que a empresa possa reduzir os custos e nao sair perdendo no final da historia.
    DIEGO BALBINO PINTO

    ResponderExcluir
  33. Gerenciar eficazmente o espaço para acomodação das mercadorias e produtos que posteriormente serão utilizadas é uma tarefa das mais complexas e exige atenção do administrador. Muitas empresas não atentas aos princípios básicos para se ter uma boa armazenagem e acabam tendo elevando os custos da empresa. Para atender ao processo logístico de armazenagem deve respeitar a integridade física do material, a boa localização assim como garantia de acesso rápido e prático dos materiais.

    ResponderExcluir
  34. O cenário brasileiro cresce de forma contínua e acelerada no aperfeiçoamento da logística. A armazenagem se inclui nesse cenário. A competitividade, a tentativa de redução de custos, o melhor atendimento ao cliente e a busca pela eficácia tem transformado a armazenagem em um dos principais diferenciais das empresas, pois esta não trata apenas da armazenagem física dos materias ou produtos, mas refere-se também à administração do espaço necessário para manter o estoque, sua localização geográfica, dimensionamento de área, arranjo físico (layout), projeto de docas, capacidade de armazenamento, etc. É de vital importância na composição dos requisitos da qualidade do serviço ao cliente. Elienai Joeli

    ResponderExcluir
  35. Vale lembrar que nem sempre o cuidado coma a armazenagem foi dessa forma, antes a preocupação era mais concentrada na área, enquanto em relação a altura era pouco visada. Isso mudou até que as empresas e organizações enxergaram a possibilidade de diminuição dos custos, como o próprio texto descreve, mas também no aumento do lucro.
    Outro ponto importante a ser frisado é que o no processo de armazenagem da logística exige um alto grau de planejamento.

    ResponderExcluir
  36. A armazenagem depende de algumas características dos materias podendo ser simples ou complexa, sendo complexa em virtude de: fragilidade, oxidação, inflamabilidade, volume, peso, corrosão, etc. tais materiais demandam necessidades como preservação especial, equipamentos contra incêndio, manuseio adequado por meio de EPI's.

    ResponderExcluir
  37. A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados.

    ResponderExcluir
  38. Conforme supracitado, a Logística de Armazenagem tem se transformado em um diferencial para as empresas. A grande importância da sua utilização está na redução de custos com o transporte, uma vez que é possível maximizar a capacidade da entrega utilizando o máximo que a responsável por esta entrega consegue realizar.
    É importante também mencionar que, para o sucesso no processo de armazenagem, é necessário que se busque veementemente cumprir alguns objetivos desta, que são a Manutenção da integridade física dos materiais e a Praticidade na Localização e acessos a estes materiais


    SAMUEL FEITOSA SANTOS

    ResponderExcluir
  39. Como geralmente demanda e oferta não são iguais, é necessário o Armazenamento de materiais, a fim de atender as necessidades previstas e imprevistas. Para isso, devem ser levadas em consideração questões relativas ao Layout layout envolvendo as embalagens e as estruturas para o acondicionamento dos estoques, bem como sua movimentação.

    MARCOS PAULO DOS SANTOS OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  40. As técnicas de armazenagens são muito importantes, pois o armazenamento de material em algumas áreas é fundamental (embora em outras trabalhe-se com o just in time). A armazenagem embora envolva alguns riscos (como incêndio ou alagamento, entre outros) ainda é muito necessária já que precisamos ter o produto no momento em que é requisitado pelo cliente, para atende-lo de maneira rápida e eficiente é necessário possuir o produto guardado e condicionado para que não perca nenhuma de suas qualidades.

    MAGNO VALENÇA ASSIS

    ResponderExcluir
  41. Na armazenagem os custos envolvidos são geralmente fixos e indiretos, percebendo-se desde logo a dificuldade da gestão das operações e principalmente o impacto dos custos. Por outro lado, a alta parcela dos custos fixos na armazenagem potencia a que os custos sejam proporcionais à capacidade existente no armazém, isto é, independentemente deste estar vazio ou cheio, os custos continuarão os mesmos uma vez que o espaço, os trabalhadores, os equipamentos e outros investimentos continuam a existir.

    KÁTIA DOS SANTOS BRASIL

    ResponderExcluir
  42. O objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas três dimensões, da maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem proporcionar a movimentação rápida e fácil de suprimentos desde o recebimento até a expedição. Assim, alguns cuidados essenciais devem ser observados:satisfação das necessidades dos clientes,boa organização,ordem de arrumação e limpeza entre outros.
    Diana Sousa de Jesus

    ResponderExcluir
  43. Atenção todos os alunos: Não podemos escrever sem que as fontes sejam citadas! Muito texto e muita ideia pertinente, porém, qual as fontes????

    ResponderExcluir
  44. Bom dia
    Preciso do nome do autor da definição acima para colocar em meu TCC
    No aguardo

    ResponderExcluir
  45. Falar de um armazém, é falar de um recinto com instalações acomodáveis, a recepção de mercadorias e produtos a partir de um ponto de central de produção até a expedição ao cliente.
    O Armazém envolve um leque de atividades relevantes que vai desde a recepção de mercadorias, conferencia, armazenagem, separação de pedidos (picking), movimentação de materiais, embalagem e expedição. A fim de proporcionar melhor funcionamento do recinto.

    ResponderExcluir
  46. Falar de um armazém, é falar de um recinto com instalações acomodáveis, a recepção de mercadorias e produtos a partir de um ponto de central de produção até a expedição ao cliente.
    O Armazém envolve um leque de atividades relevantes que vai desde a recepção de mercadorias, conferencia, armazenagem, separação de pedidos (picking), movimentação de materiais, embalagem e expedição. A fim de proporcionar melhor funcionamento do recinto.

    ResponderExcluir
  47. cómo el sr. benjamin lee service me concede un préstamo !!! hola a todos, soy lea paige matteo de zurich, suiza y quiero usar este medio para expresar mi gratitud al sr. benjamin service por cumplir su promesa al otorgarme un préstamo, estaba atrapado en una situación financiera y necesitaba refinanciar y pagar mis facturas así como poner en marcha un negocio. Intenté solicitar préstamos a varias empresas de préstamos, tanto privadas como corporativas, pero nunca lo logré y la mayoría de los bancos rechazaron mi solicitud de crédito. pero como Dios quisiera, me presentó una amiga llamada lisa rice a este servicio de financiación y me sometí al debido proceso para obtener un préstamo de la empresa, para mi mayor sorpresa en 5 días hábiles al igual que mi amiga lisa, yo también estaba otorgó un préstamo de $ 216,000.00 por lo que le aconsejo a todos los que deseen un préstamo, "si debe comunicarse con alguna empresa con referencia a obtener un préstamo en línea con una tasa de interés baja de 1.9 y mejores planes / cronograma de pago, comuníquese con este servicio de financiamiento. , él no sabe que estoy haciendo esto, pero debido a la alegría en mí, estoy muy feliz y deseo que la gente sepa más sobre esta gran compañía que realmente otorga préstamos, es mi oración que Dios los bendiga más. ya que ponen sonrisas en las caras de las personas. Puede contactarlos por correo electrónico en {247officedept@gmail.com} o enviar un mensaje de texto a través de whatsapp + 1-989 394 3740.

    ResponderExcluir