Principais Equipamentos


Equipamentos da Armazenagem

Existem diversos tipos de equipamentos de armazenagem que são utilizados de acordo com a necessidade do produto a ser armazenado e da área disponível. Há algum tempo atrás, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico. Racionalizar a altura ocupada foi à solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. O conceito de “verticalização de cargas” tem como objetivo o máximo aproveitamento dos espaços verticais, contribuindo para o descongestionamento das áreas de movimentação e redução dos custos unitários de estocagem. Os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem são:


- Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção.
- Garantia da continuidade da produção.
- Redução dos custos de mão de obra.
- Redução das perdas de materiais por avarias.
- Melhoria na organização e controle de armazenagem.
- Melhoria nas condições de segurança de operação do depósito.
A Armazenagem é a guarda provisória de produtos para futura distribuição e dentro deste processo são necessários alguns equipamentos para facilitar a acomodação do material e a movimentação. Dentro dos equipamentos podemos ver: Palete, Container, Bag, Sacaria, Silo.




PALETE




Padrão 1,20 x 1,00

PALETE DE METAL







PALETE DE PLÁSTICO




 

GAIOLA DE MADEIRA





GAIOLA DE METAL MISTA



 




CONTAINER




 

"BAG"



 

SACARIA




 


SILO

29 comentários:

  1. Dentro do processo da Armazenagem são necessários alguns equipamentos para facilitar a acomodação do material e a movimentação, como visto alguns exemplos acima (Paletes, gaiolas, containers, bags, sacarias e silos).

    A função dos equipamentos de armazenagem é alcançar a otimização na movimentação de cargas, obtendo com isso vantagens como:

    - Redução do custo homem/hora;
    - Menores custos de manutenção do inventário bem como melhor controle do mesmo;
    - Rapidez na estocagem e movimentação das cargas;
    - Racionalização do espaço de armazenagem,
    com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem;
    - Diminuição das operações de movimentação;
    - Redução de acidentes pessoais;
    - Diminuição de danos aos produtos;
    - Melhor aproveitamento dos equipamentos de movimentação;
    - Uniformização do local de estocagem.

    Entre as desvantagens, estão:

    - Espaços perdidos dentro da unidade de carga;
    - Investimentos na aquisição de paletes,
    acessórios para a fixação da mercadoria à plataforma e equipamentos para a movimentação das unidades de carga;
    - O peso do palete e o seu volume podem aumentar o valor do frete;

    Diante desta desvantagem, o palete de aço é a melhor opção, pois além de ter um terço do peso de um palete comum de madeira, tem uma duração muito maior e pode ser reciclado para vários meios de uso.

    Karine Monteiro dos Santos Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Foram citados acima alguns equipamentos da armazenagem como :

    *Palete(carga unitária): Manuseia, transporta e armazena por meios mecânicos varias embalagens ao mesmo tempo,através da formação de uma unidade.

    *Container: Grandes recepientes utilizados para materias sólidos, a granel e líquidos, que permitem acomodar, estabilizar e proteger cargas com grande peso ou volume.

    *Bag: Soluçâo entre a armazenagem tradicional com a sacarias e os silos para armazenamento a granel.

    *Sacaria: Tradicional armazenagem em sacos.

    *Silo: Grandes recipientes de formato cilíndrico usados verticalmente, com afunilamento na extremidade de baixo.

    Considerações na seleção de equipamentos:

    *Prestar atenção ao estado de conservação do piso em sua capacidade em suportar cargas.

    *Verificar as dimensões das portas e corredores.

    *Observar as alturas das vigas transversais.

    *Indentificar a natureza do ambiente.

    *Examinar os tipos de energia disponível e as condições de suprimento.


    Leila Sousa dos Reis

    ResponderExcluir
  3. A armazenagem se utiliza de diversos equipamentos e técnicas, como o pálete, o conteiner, a gaiola, o rack, o beens, o silo, a sacaria e a bag, mas dentre eles o mais utilizado é o pálete, que deu origem à diversas estruturas baseadas nele, como os porta-páletes convencionais, o drive thru, o push back e o drive in.

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao conteúdo mostrado nessa página seria interessante explicar o que armazenar em cada equipamento.

    Breno Santos Souza

    ResponderExcluir
  5. Observamos acima os equipamentos utilizados para a armazenagem. Como foi bem lembrado pelo nosso colega Breno Santos Souza, seria bom que cada um desses equipamentos tivesse um exemplo de produto mais adequado para a sua utilização. Podemos perceber que o equipamento mais barato e o mais utilizado acima pelas empresas de menor porte é o pálete. Ele é muito importante para o armazenamento e deslocamento de produtos, facilitando seu transporte.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de já ter comentado acima sobre o assunto, ao ler os comentários dos meus colegas Breno e Zaqueu tive a iniciativa de pesquisar e observar mais sobre os equipamentos da armazenagem na fábrica em que trabalho, e para responde-los seguem alguns exemplos de produtos que podem ser armazenados em cada equipamento:

    Palete de Madeira: produtos em ABS e Polipropileno (assento e encosto de cadeiras), sacos de cimento e blocos de concreto.

    Palete de Metal: ideal para transportar qualquer tipo de produto pois o palete de metal é um terço mais leve que o palete comum de madeira, o que pode diminuir bastante o valor do frete no momento da distribuição.

    Palete de Plástico: produtos alimentícios (frios) e água mineral.

    Gaiola de Madeira e Gaiolas de Metal: facilita a movimentação de produtos que são mais difíceis de serem empilhados. Exemplo do meu dia-a-dia, quando acontece das caixas das matérias-primas chegarem molhadas ou bastante estragadas dificultando a movimentação, são utilizadas as gaiolas, pois facilitam a armazenagem e durante a movimentação não a risco de cair alguma peça.

    Container: Trata-se de um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc. Exemplo de produtos que podem ser transportados: Alimentos, roupas e móveis.

    Bag: produtos sólidos a semigranel, como pós, grãos e farelos, sendo destinado aos setores alimentício, químico e de minério.

    Sacarias: farinha e café.

    Silo: cimento, cal, areia e minérios.


    Karine Monteiro dos Santos Ribeiro.

    ResponderExcluir
  7. O processo de armazenagem de qualquer empresa depende de equipamentos que são importantes para o bom desempenho das práticas de armazenagens. Porém, qualquer método utilizado para armazenagem de um determinado produto, precisa ser observado qual o tipo de mercadoria, a espera, o estoque, o fluxo, a paletização e o espaço físico para que a concretização do processo seja colocada em prática com sucesso. É com isso que o Palete, Container, Bag, Sacaria, Silo, estão entre os equipamentos que vão auxiliar na garantia da integridade, qualidade dos produtos e em um aspecto maia amplo, na facilitação da acomodação do material e a sua movimentação.

    DAYANE MACHADO DE MENEZES

    ResponderExcluir
  8. O armazenagem precisa de diversos equipamentos para manter de forma ordenada, classificada e com segurança seu stock de produtos o materiais. Só de esse jeito se maximiza o espaço disponível assim como se minimizam os custos unitários de armazenagem. Como bem meus colegas estão falando, o mais usado e o palete. Sua forma rectangular permite uma melhor distribuição dentro do armazém alem de ser ótimo para transporte com caminhão e recebimento do cliente. Na Europa temos um modelo chamado euro-palete de 1,2x0,8 de dimensões e é o mais usado. Não e uma medida casual, é exata para que fiquem 33 euro-paletes em um remolque de um caminhão sendo reduzidos os custos de transporte. Assim, em um armazém onde tudo sejam euro-paletes a área de armazenagem pode ser calculada exatamente para guardar um numero certo de paletes aproveitando ao máximo os espaços.

    ResponderExcluir
  9. Dando continuidade ao comentário que fiz há uns dias atras, no qual os colegas: Zaqueu Gois e Karine Monteiro observaram o questionamento feito por mim. Fiz uma pesquisa e através desta estou adicionando outras técnicas e equipamentos de armazenagem como forma de enriquecimento para a nossa aprendizagem:

    CAIXAS OU GAVETAS - São utilizadas para materiais pequenos como: pregos, parafusos e etc.

    BEENS - São caixas acopladas aos paletes

    CINTAMENTO - É utilizado para cargas tubulares longas e para a estabilização de cargas paletizadas.

    PRATELEIRAS - São utilizadas para materiais maiores, na paletização e para caixas e gavetas. Existem dois tipos de prateleiras: as estantes e a estrutura porta-palete. Observação: O topo das pilhas de mercadorias deve se distanciar um metro das luminárias do teto ou dos equipamentos fixos de combate ao incêndio. As mercadorias leves devem permanecer na parte superior das estruturas e as mercadorias pesadas devem ser armazenadas na parte inferior das estruturas.

    EMPILHAMENTO - Os materiais nesse caso são armazenados uns sobre os outros, com ou sem o uso de palete, mas são observados seus pesos e suas formas.

    RACKS - São paletes especiais com colunas e travessas, utilizados para materiais estreitos e longos.

    ResponderExcluir
  10. Os equipamentos da armazenagem servem para agrupar as cargas auxiliando no manuseio ou transporte de materiais. Isso proporciona menor tempo de descarregamento e a diminuição do congestionamento no destino.

    Paula Danyelle Santana de Andrade

    ResponderExcluir
  11. Pensar em processo logistico sem equipamentos de armazenagem é algo sem sentido, tal a importancia dos mesmos.
    Os equipamentos de movimentação são de extrema importancia para o desenvolvimento das práticas de armazenagens, existe vários tipos de equipamentos com tecnologias avançadas, é na escolha dos equipamentos que determina a melhor maneira, a forma, as técnicas e condições de armazenamento dentro de qualquer empresa. Atualmente as empresas se especializam cada vez mais no controle das atividades destinadas aos processos de armazenamento dos produtos; seguindo procedimentos para otimizar todos os processos de armazenagem, e a utilização de sistema de Informação.

    LUIZ ANDRE

    ResponderExcluir
  12. Como citado acima, vale ressaltar que os diversos tipos de equipamentos de armazenagem são utilizados de acordo com a necessidade do produto a ser armazenado e da área disponível. São necessários alguns equipamentos para facilitar a acomodação do material e a movimentação no processo da armazenagem. Dentre os diversos equipamentos podemos ver: o Palete ( um estrado de madeira, metal ou plástico que é utilizado para movimentação de cargas)considerado como um dos equipamentos mais utilizados no processo da armazenagem pelas empresas de menor porte devido a seu baixo preço.É importante considerar que os equipamentos são muitos importantes para o bom desempenho das práticas de armazenagens, existe vários tipos de equipamentos com tecnologias avançadas que proporcionam rapidez e segurança, pois, é na escolha dos equipamentos que determina a melhor maneira, a forma, as técnicas e condições de armazenamento dentro de qualquer empresa; independente do ramo de atividades.

    ResponderExcluir
  13. Sobre os equipamentos utilizados no armazenamento, podemos ver acima os diferentes tipos, como o pálete, container, gaiola... O mais utilizado é o porta-pálete, pois facilita o manuseio das máquinas, o movimento dos equipamentos e economiza o espaço do estoque.

    ResponderExcluir
  14. os equipamentos utilizadis na armazenagem de mercadorias são de grande importancia nesse processo,as empresas tem que ter algumas normas referentes tipo de Lay-outs.algumas empresas utilizam equipamentos com uma tecnologia mais sofisticada, com o objetivo principal de otimizar seus processos de armazenagem.


    JULIANA MOREIRA DOS SANTOS KOCH

    ResponderExcluir
  15. Existem diversos tipos de equipamentos de armazenagem que são utilizados de acordo com com alguns critérios a serem analisados tais como: tipo de produto a ser armazenado, área disponível.

    ResponderExcluir
  16. Segundo Bowersox, Os sistemas de manuseio de materiais classificam-se como mecanizados, semi-automatizados, automatizados e também baseados em informações e muitas vezes combinam-se entre si e também com mão-de-obra. Os mecanizados são: Empilhadeiras, Paleteira, Cabos de Reboques, Veículos de Reboque, Esteiras transportadoras, dentre outros. Os semi-automatizados são: Automatizados para guiar veículos, Sistemas automatizados para separação combinados com esteiras transportadoras e a Robotica; O Automatizados são normalmente empregados no processo de separação dos pedidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outros autores também classificam como estruturas mais utilizadas:
      - Empilhamento sobre o Piso;
      - Porta Paletes, simples ou duplos;
      - Drive-in, drive-through;
      - Cantilever;
      - Dinâmico;
      - Flowracks de caixas;

      Ainda sobre estruturas de armazenagem:
      A decisão sobre o tipo de estrutura estará apoiada em:
      - Tipos de produtos;
      - Unidade movimentada (paletes, caixas);
      - Mix movimentado;
      - Critérios de operação;
      - Giro dos produtos, dentre outros;

      Excluir
  17. Há varias alternativas para organizar eficientemente seu armazém e aumentar a segurança do local, uma das mais simples e baratas é, sem duvida a instalação de porta paletes convencionais, essas estruturas trazem muito benefícios, desde o acesso mais rápido aos itens e separações mais otimizadas até maiores capacidades de estocagem, este tipo de equipamento serve para três finalidades: utilização cúbica, proteção do produto e organização.

    ResponderExcluir
  18. Técnicas e Equipamentos de armazenagem

    1.Palete ( carga unitária )
    Manuseia, transporta e armazena por meios mecânicos várias embalagens ao mesmo tempo, através da formação de uma unidade.
    O palete amplia as condições de empilhamento, permite a paletização de cargas, consegue colocar várias unidades, porém essa arrumação não é aleatória.
    A regra básica é que não se pode colocar uma unidade em cima da outra.
    Os derivados do palete são gaiola, rack e beens.

    2.Gaiola – Tem os arames formando a tela.
    Quando não tem piso e arrumação adequada se recorre a gaiola, são paletes especiais dotados de telas metálicas laterais para estabilização das cargas.

    3.Racks – Paletes especiais, dotados de colunas e travessas, ultilizados para materiais longos e estreitos.
    É o palete dotado de barras transversais para que se possa paletizar cargas compridas e de largura estreita, ex: Canos, tubos, ripas...

    4.Beens – Caixas acopladas aos paletes.
    É igual a gaiola, só que não é aramado, é totalmente fechado como caixote.

    5.Silos – Grandes recipientes de formato cilíndrico usados verticalmente, com afunilamento na extremidade de baixo.
    Equipamento para armazenar grãos e no máximo pastoso, as industrias de bebidas, fabrica de ração.

    6.Sacaria – Tradicional armazenagem em sacos.

    7.Bags – Solução entre a armazenagem com sacaria e os silos para armazenamento a granel.
    É intermediário entre o silo e a sacaria para grandes cargas, é um sacolão.



    jacqueline porto

    ResponderExcluir
  19. Dentre os diversos equipamentos podemos ver: o Palete ( um estrado de madeira, metal ou plástico que é utilizado para movimentação de cargas)considerado como um dos equipamentos mais utilizados no processo da armazenagem pelas empresas de menor porte devido a seu baixo preço.É importante considerar que os equipamentos são muitos importantes para o bom desempenho das práticas de armazenagens, existe vários tipos de equipamentos com tecnologias avançadas que proporcionam rapidez e segurança


    Yves Luan Guimaraes Sa

    ResponderExcluir
  20. A armazenagem se utiliza de diversos tipos de equipamentos cada um de acordo com a necessidade do produto que se armazena e disponibilidade de área. Dentre eles tem o palete, container, bag, sacaria e silo. E dentre esses o mais usado é o palete. E a função desses equipamentos é alcançar a otimização na movimentação de cargas e tendo vantagens como: redução de custo homem/hora, rapidez na estocagem e movimentação das cargas, redução de acidentes pessoais e outros. E as desvantagens são: espaços perdidos dentro da unidade de carga, investimentos na aquisição de paletes e outros.

    ResponderExcluir
  21. Todos esses equipamentos citados ai em cima e usados para armazenagem de produtos de todos os tipos e com esses instrumentos de trabalho facilita nas atividades dos funcionarios. Entre eles o mais comum utilizado pelas empresas são os pálete.

    Raphael Cassio de3 Holanda Gonçalves

    ResponderExcluir
  22. O uso desses materias visa facilitar o armazenamento das mercadorias, o palete, o container, a sacaraia e entre outros, facilitam esse armazenamento do estoque, proporcionando uma ordem e uma otimização do espaço por mercadorias, facilitando a localiação do produto desejado e uma organização de tempo e espaço, proporcionando aos funcionarios uma maior facilidade de localização do produto. O material de maior utilização nas empresas é o palete.

    ResponderExcluir
  23. Os equipamentos de movimentação são muitos importantes para o bom desempenho das práticas de armazenagens, existe vários tipos de equipamentos com tecnologias avançadas que proporcionam rapidez e segurança para cada tipo produto armazenado, independente do ramo de atividades, como visto acima.

    ResponderExcluir
  24. As estruturas de armazenagem são elementos básicos para a paletização e o uso racional de espaço. E atendem aos mais diversos tipos de carga. São estruturas constituídas por perfis em L, U, tubos modulares e perfurados, dispostos de modo a formar estantes, berços ou outros dispositivos de sustentação de cargas.

    ResponderExcluir
  25. São equipamentos de armazenagem os equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadoras e porta-palétes.Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atender-se às características do produto.Segundo autores a estante convencional para paletes é a de maior importância.

    ResponderExcluir
  26. Para a armazenagem se tornar mais comoda, a maioria dos equipamentos utilizados para ajudar nesse processo foi padronizado, facilitando assim a vida dos empresários, que tem estantes, paletes e outros materiais de forma padronizadas, o que além de facilitar o transportes (em containers por exemplo) também torna o armazenamento mais simples, pois ajudam no uso racional do espaço, e faz com que também os armazéns sejam padronizados. Em síntese a padronização é de suma importância pois ajuda a ter uma melhor organização dos produtos armazenados além de um transporte mais eficiente.

    ResponderExcluir
  27. Para um eficaz processo de armazenagem é necessário a ultilização de adequados equipamentos. Além disso, fazer um layout do local para adaptar os equipamntos da melhor maneira possível, apoveitando o maior espaço, podendo utilizar um sistema vertical de armazenagem e diminuindo custos com perdas de materiais.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde.
    Trabalho em um almoxarifado de peças, onde a segurança do trabalho proibiu o uso de escadas para separar material. até então era utilizado as escadas e uma empilhadeira elétrica, também era improvisada uma caixa de madeira que era acoplada ao garfo da empilhadeira a qual, também, foi proibida , afirmam eles que, não ha norma de segurança que regulamenta esse tipo de equipamento nem mesmo usar escadas para fazer separação ou armazenagem de materiais . A alternativa restante e usar somente a empilhadeira para separar qualquer material, porem isso e difícil se observado o grande fluxo que temos, isso tornou moroso nosso processo tanto pra armazenar quanto para separar.
    gostaria de saber se exite algum equipamento que possa substituir tal escada?

    ResponderExcluir