Estrutura Porta Pálete

Estrutura porta-pálete

1)      Convencional:

É uma estrutura indicada para produtos de alta rotatividade, com longarinas ajustáveis a cada 75 mm, permitindo a estocagem de páletes de alturas variáveis, estrutura dimensionada para receber páletes de qualquer peso, armazena um pálete por profundidade, fixação dos montantes no piso com fixador metálico, para-choque de segurança opcional, fixando no piso ao lado dos montantes de corredores, evitando o choque das empilhadeiras. Esse tipo de estrutura traz como vantagem o excelente controle do estoque. Todos os vão é um pálete, é adaptável a qualquer espaço, peso ou tamanho da mercadoria a armazenar e é combinável com estantes para picking manual.


ESTRUTURA PORTA PALETE CONVENCIONAL



2)      Drive in:

São estruturas para verticalizar cargas paletizadas por acumulação, com movimentação interna da empilhadeira, ideal para trabalhar com grandes quantidades de um mesmo produto, com armazenagem em lote. É uma estrutura composta por laterais com braços que sustentam as longarinas de Drive-in, formando blocos verticais e horizontais, denominados ruas de armazenagem, as quais dão acesso a empilhadeira que fará o carregamento dos páletes dentro da própria estrutura, formando assim um bloco contínuo, sem corredores intermediários, permitindo que a empilhadeira entre dentro da estrutura. As estruturas drive-in são operacionalizadas por uma única entrada. Tem como vantagem a Rentabilidade máxima do espaço disponível, eliminação dos corredores entre as estantes, rigoroso controle de entradas e saídas e admite tantas referências como ruas de carga.



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3)      Drive through

Diferente do drive in que a empilhadeira entra e sai pelo mesmo lado no drive through a empilhadeira tem acesso pelos dois lados, sendo dois corredores um de entrada e outro de saída. Sua estrutura conta com lastres com rodas para fazer a movimentação do pálete, essas rodas ajudam na movimentação dos páletes, colocando o mesmo de um lado e sendo levado pela fossa da gravidade para o outro lado.






4)      Push bak

O Push Back é um porta pálete de alta densidade. Consiste em um bloco de estruturas semelhantes ao Drive-in com montantes e longarinas. A tradução da palavra Push Back em inglês explica exatamente o funcionamento deste tipo de estrutura: “empurrar para trás”.
Os páletes no Push Back são colocados em trilhos telescópicos que possuem uma leve inclinação. O primeiro pálete colocado é empurrado para trás pelo pálete subsequente e assim sucessivamente até o último pálete no trilho. Cada plano de armazenagem no Push Back tem seu próprio sistema de trilhos que operam independentemente.
Uma vez que a pista de carga é levemente inclinada o operador da empilhadeira controla a velocidade na retirada do palete. Ao se retirar um pálete os outros páletes na sequência “descem” a pista ficando sempre um pálete na parte frontal.


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28 comentários:

  1. Dentre os tipos de estruturas Porta-Pálete apresentados acima temos o:

    Convencional: os páletes, são armazenados e retirados, individualmente, por empilhadeiras que se movimentam nos corredores.

    O Drive-In e Drive-Through que são estruturas de estocagem de alta densidade, ou de tráfego interno. Em que no Drive-in (a empilhadeira adentra/alimentação se faz por um lado e a retirada pelo mesmo lado) e Drive-through (a empilhadeira atravessa/alimentação se faz por um lado e a retirada pelo lado oposto).

    Push Bak: sistema de armazenamento por acumulação que permite armazenar até quatro pallets em profundidade a cada nível.

    Vantagens das estruturas Porta-Pálete:

    - Possibilidade de localização e movimentação de qualquer pálete sem a necessidade de mover-se outros primeiros;
    - Adaptação a grandes números e tipos de produtos;
    - Possibilidade de rearranjos para acomodar cargas de alturas variáveis graças à facilidade de mudar-se as vigas de carga;
    - Adaptação a cargas de rotação relativamente alta;
    - Layout: as estruturas podem ser facilmente montadas e desmontadas;
    - O sistema é compatível com a maioria dos tipos de equipamentos e protege as mercadorias da compressão e de outros danos;
    - Possibilita melhor aproveitamento, uma vez que a altura é limitada apenas pelo alcance de empilhadeiras.

    Karine Monteiro dos Santos Ribeiro.

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  2. Estrutura do Porta-Paléte :

    Os porta paletes são estruturas em aço que aperfeiçõam verticalmente a armazenagem de diversos produtos. As estruturas do porta paletes são dimensionadas de acordo com a capacidade de carga que irão suportar.

    Convencional: É uma estrutura pesada, que permite uma elevada seleção, visto que as paletes são colocadas e retiradas individualmente pelas empilhadoras.

    Drive in e Drive-Through :A principal diferença entre o drive-in e o drive-thru, é que no primeiro a arrumação da estrutura impossibilita a empilhadora de atravessar os corredores(se faz por um lado e é retirada pelo mesmo lado), enquanto que no segundo essa movimentação já é possível pois a arrumação é feita na parte superior(é feita por um lado e retirada pelo lado oposto).

    Push Bak :Amplia o espaço de esticagem, facilitando a identificação dos produtos. O Push Bak permite a colocação da carga paletizada sobre uma base móvel de um lado só, o primeiro palete é colocado e empurrado pelo palete seguinte para o interior da estrutura.


    Leila Sousa dos Reis

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  3. Porta paletes é o sistema de armazenagem direto e unitário no qual é necessário armazenar produtos paletizados,sendo vantajoso no controle de estoques.Pode-se também ser instalados estantes de dupla profundidade para que com isso se aumente a quantidade de paletes armazenados.
    Drive in e Drive-Through:São estruturas para verticalizar cargas paletizadas por acumulação, com movimentação interna da empilhadeira, ideal para trabalhar com grandes quantidades de um mesmo produto, no caso do drive-in, a empilhadeira entra e sai pelo mesmo lado e para o drive-trough a empilhadeira tem acesso pelos dois lados.As estruturas drive-in são operacionalizadas por uma entrada ou o drive-through por duas entradas. Ideal para armazenar cargas de um único produto em grandes quantidades.
    Convencional:Estrutura pesada onde as prateleiras são substituídas por um plano de carga constituído por um par de vigas que se encaixam nas colunas, com possibilidade de regulagem da altura.
    Push Bak:Ideal para armazenagem de produtos de média rotação, com dois ou mais pallets por referência.

    Débora Dayane Menezes Melo

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  4. Demonstrando a grande importância e a especialidade para cada necessidade de aramzenamento há uma diversidade de estruturas porta-páletes.

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  5. Muito bem explicada e exemplificada a estrutura de porta-palete, para somar o conteúdo desta página, deixo aqui algumas observações feitas por que utiliza a estrutura porta-palete. Há um melhor aproveitamento do espaço disponível para o armazenamento, economia nos custos do manuseio de materiais, compatibilidade com todos os meios de transporte, facilita a carga, descarga e distribuição, entre outras... São observadas também algumas dificuldades, mas essas podem ser superadas, como: utilização de embalagens não padronizadas, peso dos paletes, vida curta e pragas que os atingem quando esses são de madeira.

    Breno Santos Souza

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  6. Trata-se de uma estrutura pesada onde as prateleiras são substituídas por um plano de carga constituído por um par de vigas que se encaixam nas colunas, com possibilidade de regulagem da altura. Este sistema tem 100% de seletividade, mas baixa densidade de estocagem.

    No porta-páletes, os páletes são armazenados e retirados individualmente por empilhadeiras que se movimentam através de corredores. Entre suas vantagens, destacam-se:

    - possibilidade de localização e movimentação de qualquer pálete sem a necessidade de mover-se outros primeiros;

    - adaptação a grandes números e tipos de produtos;

    - possibilidade de rearranjos para acomodar cargas de alturas variáveis graças à felicidade de mudar-se as vigas de carga;

    - adaptação a cargas de rotação relativamente alta;

    - layout: as estruturas podem ser facilmente montadas e desmontadas;

    - o sistema é compatível com a maioria dos tipos de equipamentos de protege as mercadorias da compressão e de outros danos;

    - possibilita melhor aproveitamento do pé-direito, uma vez que a altura é limitada apenas pelo alcance de empilhadeiras.


    Em contrapartida, o sistema tem algumas limitações evidentes: - em pé-direito superior a oito metros é necessário utilizar-se de equipamentos especiais;

    - a densidade de carga obtida (páletes/unidade da área) é muito menor que a de outros sistemas.

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  7. É muito importante que os paletes passem pelo credenciamento no CCP, sendo esse o credenciamento que permite a comercialização dos PBRs é realizado mediante uma auditoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT) na empresa candidata que verifica a capacidade da empresa para produzir os paletes dentro dos padrões de qualidade exigidos pela norma. Também são realizados exaustivos testes em amostras fornecidas pelo fabricante, onde cada uma das especificações da norma são verificadas e testadas.

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  8. Acrescentando o que já foi exposto, a estrutura de Porta Páletes possibilita a localização e a movimentação de qualquer pálete sem a necessidade de mover os outros. Este tipo de estrutura é a mais utilizada nos projetos de logística, pois possui alta seletividade, ganho de espaço, velocidade de operação e manipulação. Além disso, um sistema de paletização bem organizado permite a formação de pilhas altas e segura, oferecendo melhor proteção as embalagens, que são manipuladas em conjunto, economizando assim o tempo nas operações de carga e descarga. Enfim, esse sistema é indicado para todos os tipos de carga que são estocados por longo período, facilitando a rotatividade do estoque, o acesso e a armazenagem.

    Dayane Machado de Menezes

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    1. Complementando o raciocínio da colega, porta-paletes são estruturas que otimizam a organização e movimentação de cargas dos diversos produtos,sendo bastante utilizado por supermercados, armazéns, galpões de transportadora, alfândega, etc....

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  9. As estruturas convencionais são as mais usadas já que permite o aceso direto e unitário a cada paleta alem de poder se adaptar a qualquer carga respeito a peso e volumem. É fácil de montar e permite ter um contro exigente do stock e detetar as roturas do mesmo sempre que as mercadorias fiquem classificadas. Embora um dos problemas pode ser que ocupa mais espaço que outros métodos de armazenamento.
    Drive in / through se devem usar quando o objetivo prioritário do armazém é aproveitar ao máximo o espaço do armazém ou quando temos poco variedade de produto e muito stock. Algumas desvantagens são que no drive in o contro logico de stock e LIFO e no drive through permite as dois. No armazenagem compacto ( drive in/ through ) uns dos problemas é que como há poucos corredores as estruturas não permitem aceso direto aos produtos ou paletes.
    E o push back é ótimo para rotação meia de produtos, tendo como gestão de stock LIFO.

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  10. Estruturas porta pálete:
    - Convencional: indicado para armazenagem de alta rotatividade, utiliza muito o espaço do corredor.
    - Drive-in: indicado para baixíssima rotatividade
    - Drive-thru: serve para cargas não fracionadas
    - Push bak: ganha área de armazenagem.

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  11. Vale mencionar que dentre as estruturas porta- pálete, o Porta-paletes convencional é a estrutura mais utilizada. Empregada quando é necessária seletividade nas operações de carregamento, isto é, quando as cargas dos paletes forem muito variadas, permitindo a escolha da carga em qualquer posição da estrutura sem nenhum obstáculo — movimentação dentro dos armazéns. Apesar de necessitar de muita área para corredores, compensa por sua seletividade e rapidez na operação.

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  12. O sistema de armazenamento de grande porte mais utilizado. É uma estrutura proporcional à necessidade do projeto e do cliente, uma armazenagem verticalizada dos produtos.

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  13. O Porta Paletas é um dispositivo muito utilizado na armazenagem, pois é ele que possibilita uma verticalização do espaço, fazendo um maior aproveitamento do espaço existente no armazém e facilitando o acesso à carga através de empilhadeiras.
    Existem Porta Paletas Deslizantes e Porta Paletas Corredores estreitos. Têm como objetivo, agilizar de forma prática e rápida o acesso às cargas armazenadas com o auxílio de empilhadeiras e trans elevadores.
    Assim como a armazenagem é fundamental na logística, o porta paletas também é fundamental para a armazenagem.
    Com o porta paletas, é possível carregar e descarregar as cargas em um armazém de forma rápida sem que haja perda de tempo. Tudo é muito organizado, o que beneficia o funcionário e principalmente o cliente.

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  14. Uma das vantagens da estrutura porta-palete: torna a localização e a movimentação dos paletes mais fácil, por ser desmontável, pode ser facilmente transportado e remontado em outro local (inclusive com alterações dimensionais e de layout), pode ser facilmente ampliado tanto vertical quanto horizontalmente: vou citar algumas técnicas de equipamentos de armazenagem: Palete (carga unitária)- manuseia e transporta e armazena por meios mecânicos várias embalagens ao mesmo tempo, através da formação de uma unidade, Caixas ou gavetas: utilizadas para os materiais pequenos (parafusos, arruelas, porcas e etc), Racks: paletes especiais, dotados de colunas e travessas utilizadas para materiais longos e estreitos, Gaiolas: paletes especiais dotados de telas metálicas para a estabilização das cargas, existem vários tipos de técnicas de equipamentos da armazenagem.

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  15. Principais tipos de estrutura porta palet

    1.Palet
    O principio ou técnica de manuseio se caracteriza ou se relaciona com o palet é a economia na movimentação, esse principio, regra, diz que em cada movimento deve-se levar a maior quantidade possível de carga. O palet é o grande responsável por isso
    O tamanho padrão é 1,20 x 1,00
    2. Containers – Parece um baú, a grande virtude da padronização é que os containers estão sendo fabricados de maneira que permita o encaixe de pelo menos dois palets.
    Então se o padrão do palete é 1,20, o container é 2,40/2,50m, para que proporcione o encaixe do palete sem sobrar espaço, pois espaço sobrando num baú é prejuízo, ou seja, perda. A questão é essa, o encaixe; que é primordial no transporte, por que quanto mais carga eu puder transportar em uma mesma operação, melhor. O container permite a intermodalidade ( o uso de uma mesma carga conteinizada) que o palete e o container permite em vários modais.

    A alta rotatividade só tem essa saída.
    Convencional ( alta rotatividade )
    O primeiro que entra é o primeiro que sai.
    Estruturas com vigas onde o palete se apóia é muito visto porque serve de forma produtiva ao varejo.
    Caracteristica: tem uma posição para cada lado, para cada corredor.
    Entre cada complexo existe um corredor: Estrutura/corredor, estrutura/corredor.
    A estrutura é montada : Um corredor entre duas estruturas.
    É o mais caro, por que pede muito corredor e corredor é uma área onde não se armazena, para não obstruir a movimentação e empatar o acesso. O corredor é o local que não significa capacidade instalada, é área de circulação e operação.
    Justificando por que é a estrutura mais cara: Por que esse tipo de estrutura é para armazenagem de alta rotatividade e é por isso que não tem uma posição, é retirando e colocando a carga.
    Quem utiliza é o varejo supermercadista : corredor/ estrutura de um lado e do outro.
    Reduz a área estática, mas tem que haver esse desperdício, por causa do fluxo da alta rotatividade.
    3. Drive –in (em lote) – Baixa rotatividade, último que entra é o primeiro que sai.
    Essa armazenagem é contrária a convencional .
    Os módulos são armados e colocados grandes complexos até onde possa ir, inclusive não é recomendado uma profundidade muito grande.
    A empilhadeira vem c/ a carga, entra na estrutura até o final (não tem saída ), coloca na última posição de cima para baixo sucessivamente até encher completamente os espaços.
    Só precisa de um corredor para que a empilhadeira entre, coloque a carga e saia; Entrando de frente e saindo de ré.
    Esse é para o fluxo de baixíssima rotatividade, para armazenagem em lote, pois serão retirados de uma só vez.
    Ex: comprar em lotes para ter poder de barganha, compra-se um grande lote e ganha com os custos do frete, pois a mercadoria fica parada para venda posterior.

    4.Drive Thru.
    O complexo, a grande estrutura, ela não é vazada como o drive in... Em cada piso na sua altura são colocados trilhos de roletes, um visinho ao outro.
    O corredor é para fazer a colocação da carga, a empilhadeira não circula dentro da estrutura e sim a carga paletizada.
    A carga é colocada de um lado e retirada pelo outro, sendo deslocada pelo sistema de trilhos de roletes.
    Drive thru dinâmico – Sistema de roletes levemente inclinado, onde os paletes são colocados de um lado e deslocam-se automaticamente pro outro.

    5.Push Back – (último que entra é o primeiro que sai ), a colocação e retirada se dá pelo mesmo lado.
    1 corredor
    2 estruturas
    Em termos de área é o que o drive in ocupa duas vezes, possui pouca área de circulação, portanto tem baixa rotatividade.



    jacqueline porto

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  16. Um sistema de paletização bem organizado permite a formação de pilhas altas e segura, oferecendo melhor proteção as embalagens, que são manipuladas em conjunto, economizando assim o tempo nas operações de carga e descarga. Enfim, esse sistema é indicado para todos os tipos de carga que são estocados por longo período, facilitando a rotatividade do estoque, o acesso e a armazenagem. um dispositivo muito utilizado na armazenagem, pois é ele que possibilita uma verticalização do espaço, fazendo um maior aproveitamento do espaço existente no armazém e facilitando o acesso à carga através de empilhadeiras. Existem Porta Paletas Deslizantes e Porta Paletas Corredores estreitos. Têm como objetivo, agilizar de forma prática e rápida o acesso às cargas armazenadas com o auxílio de empilhadeiras e trans elevadores.

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  17. Os portas páletes são estuturas de açõ e são dimensionados de acordo com a capacidade de carga que irão suportar de acordo com a capacidade que irão suportar. Dentre essas estruturas são: convencional, o brive-in, drive-throug, push bak. Algumas das vantagens das estruturas prta-pálete: possibilidade de localização e movimentação de qualquer pálete sem a necessidade de mover-se outros primeiros;adaptação a grandes números e tipos de produtos;
    possibilidade de rearranjos para acomodar cargas de alturas variáveis graças à felicidade de mudar-se as vigas de carga;
    a cargas de rotação relativamente alta; layout: as estruturas podem ser facilmente montadas e desmontadas.

    Kleybson da Graça Feitosa

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  18. A divrsidade das estruturas porta-palete, demonstra a grande importancia e uma especialidade para cada necessidade no armazenamento das mercadorias, possibilitando uma diferenciação nas cargas que devem sair primeiro das que podem e vão ficar no estoque por mais um periodo de tempo ate serem destinadas aos seus respectivos lugares.

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  19. Os porta paletes são estruturas que otimizam verticalmente a armazenagem de diversos produtos. Estes, são dimensionadas de acordo com a capacidade de carga que irão suportar e com o local disponível para armazenagem.

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  20. Estrutura Porta-Palete: Trata-se de uma estrutura pesada, na qual as prateleiras são substituídas por plano de carga constituído por um par de vigas que se encaixam em colunas, com possibilidade de regulagem de altura. Os paletes são armazenados e retirados individualmente por empilhadeiras que se moviemntam em corredores. Sua estrutura convencional gerou sistemas para alta densidade e armazenagem dinâmica, conhecidos como drive-in, que proporciona solução para aproveitamaneto do espaço; drive-through, gera alimentação por um lado e retirada pelo lado oposto; push back, melhora a rotatividade e aumenta a seletividade.

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  21. È um sistema usado para te acesso direto e unitário a cada pálete. Se torna uma solução otima empresas nos quais é necessário armazenarprodutos paletizados com grande variedade de referências. com esses sistemas vem as vantagens: exelente controle do estoque, adaptável a qualquer espaço e as rapides nos processos.

    Raphael Cassio de H. Gonçalves

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  22. Estrutura porta-paletes consiste em um sistema estruturado de estocagem (de nível único ou múltiplo), usado para suportar empilhamento de bens ou cargas paletizadas.

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  23. É uma estrutura que suporta cargas que foram paletizadas, e ajuda na armazenagem já que aumenta a eficiência do uso do espaço e facilita a movimentação das cargas.

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  24. Para um melhor sistema de armazenagem foram criados os porta-paletes, que facilitam o controle de estoque, a movimentação e melhor utilização do espaço, auxiliando os colaboradores a manusear a carga de forma mais adequada

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  25. Devemos evitar colocar mercadoria nos corredores, para não obstruir o acesso no setor de estocagem. Para se medir a largura do corredor utilizaremos a seguinte formula:

    comprimento do equipamento + tamanho da carga = area do corredor.

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  27. Como se pode ver, devido às necessidades de ajustes de armazenagem a fim de atender as exigências de demandas, foram desenvolvidos diversas estruturas que visam otimizar esse processo logístico. Atualmente, é possível encontrar estruturas que se adaptem a todos os tipos de empresa, independente de seu porte, e da rotatividade e tipo de materiais com os quais estas trabalhem.

    SAMUEL FEITOSA SANTOS

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